Conheça a nova Estrutura Administrativa do prefeito Cristiano
- 5 de janeiro de 2021
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AgriculturaCulturaEducaçãoHabitação e InfraestruturaMurutinga do SulSaude e Bem EstarSocial
- 1
Para concretizar suas propostas de Governo, o prefeito Cristiano e seu vice, Celso do Café, anunciaram os ocupantes dos cargos mais importantes de sua Administração
Após serem devidamente empossados no cargo máximo do Governo de Murutinga do Sul, o prefeito Cristiano Eleutério (Podemos) e seu vice Celso Puttini (ou simplesmente “Celso do Café”, como é popularmente conhecido) já anunciaram aos seus cidadãos a nova equipe de trabalho que comandará os principais setores da Administração.
Juntos, eles terão a missão de mudar os rumos políticos do município, concretizando a proposta dos novos governantes de realizar uma Administração Participativa, com forte atuação nas áreas de Saúde e Social, fomento à produção rural e incentivos à formação profissional e acessibilidade ao emprego.
O novo elenco administrativo é bastante conhecido por sua atuação local e regional. Agora, você conhece cada um deles e também as suas respectivas atribuições:
SAÚDE – Entre as novidades anunciadas por eles, está a presença da castilhense Janini Nascimento, que conduzirá os trabalhos na estratégica Secretaria de Saúde Pública, mesma função que exerceu em Castilho entre 2017 e meados de 2020. Além da experiência no Governo de Castilho, Janini leva para a nova função em Murutinga do Sul a sua experiência consolidada como Enfermeira no Hospital de Urgência e Emergência de Goiânia e no Laboratório do Grupo Fleury, em Brasília, na Unimed de Americana-SP, além de sua pós-graduação em Administração Hospitalar. Em sua experiência por Castilho, Janini destacou-se por somar forças aos demais setores da Administração (sobretudo na Assistência Social, Educação e até Mesmo Esporte e Lazer) para implementar projetos de prevenção e impulsionar as maiores campanhas de Saúde Pública mantidas regularmente pelos Governos Municipal, Estadual e Federal. Um dos maiores feitos de sua gestão foi a reativação da antiga Piscina Pública, que ela transformou no PAABS – Polo de Apoio à Atenção Básica de Saúde, reinaugurado e entregue à população em meados de 2019, mas cujas atividades foram parcialmente interrompidas por conta da pandemia do coronavírus que teve início apenas seis meses depois.
SOCIAL – A esposa de Cristiano, 1ª Dama Andréa Ribeiro da Silva, assume como já era esperado, a Secretaria de Assistência Social. Entre as principais metas propostas para sua gestão estão a implantação do programa Jovem Aprendiz com a finalidade de preparar e inserir os adolescentes do município no competitivo mercado de trabalho; implantar o “Projeto Recomeçar” – cuja proposta principal é o fortalecimento dos vínculos familiares e garantir não apenas o atendimento social, mas também de saúde, educação e trabalho. Andréa também dará atenção especial aos Conselhos Municipais e Associações Comunitárias, reforçando os papéis destas na promoção à cidadania. A secretaria de Assistência Social terá papel fundamental na captação de recursos juntos aos Governos Federal e Estadual, visando programas habitacionais que ajudem o município a facilitar o acesso da população à casa própria. A pasta deve não apenas manter, mas também ampliar o atendimento do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), fortalecer o Grupo “Flor da Idade” (Terceira Idade) e implementar um novo programa assistencial que lembra o ‘Bom Prato’ disponibilizado pelo Governo Paulista: trata-se do Café do Trabalhador, projeto que prevê o fornecimento gratuito de café para munícipes considerados em situação de vulnerabilidade social. E quem imagina que o assistencialismo será a única e exclusiva veia do Governo Cristiano/Puttini, está enganado. Andréa também quer fomentar o aumento das oficinas profissionais (pintura, chinelos, confeitaria, beleza, crochê, corte e costura) e promover a Criação do Balcão Municipal de Empregos.
EDUCAÇÃO – Lucineide Rossino, a nova Secretária de Educação, tem entre os desafios dos próximos quatro anos promover a alimentação mais saudável possível aos alunos da rede municipal de ensino, possivelmente ampliando os elos da Administração do os produtores da Agricultura Familiar. Ela também terá que cumprir a proposta de zerar completamente o analfabetismo no município, que foi uma das principais bandeiras políticas de Cristiano/Puttini durante o último pleito. A valorização dos profissionais de Educação com cursos de capacitação também se encontra entre as metas que ela terá de cumprir, além de investir pesado na infraestrutura das Unidades de Ensino, possibilitando que elas possam ampliar a oferta anual e crescente de vagas. A boa notícia de sua pasta para os jovens, é o Programa de Bolsa Municipal para cursos técnicos, que a Prefeitura de Murutinga do Sul pretende implementar o mais rápido possível, contribuindo para aumentar as chances de emprego no mercado regional. Outra proposta será a instalação gradativa e contínua, conforme as necessidades individuais, de câmeras de segurança para as escolas e creches municipais.
CULTURA – O eclético Fábio Francé é o escolhido natural dos novos governantes municipais para conduzir e fomentar a produção cultural de Murutinga do Sul. Formado pela Unesp, é professor de Artes na rede estadual de Ensino e especialista no uso das Artes como instrumento de Humanização. Sua pasta será responsável por ampliar os investimentos municipais nas oficinas de Dança, utilizando os festivais para alavancar a criatividade dos murutinguenses. Francé também terá de expandir o alcance das oficinas culturais até os bairros mais distantes, descentralizando a oferta sempre que possível. Para isso, ele precisará criar oficinas de formações musicais (Bateria, Violão, Orquestra de violino e Viola Caipira) e também os chamados Pontos de Cultura, que oferecerão acesso gratuito à dança, música, teatro, artesanato, artes plásticas, hip-hop, capoeira e outras propostas que já começam a ser analisadas pela nova gestão. Ele também já anunciou que pretende realizar os Festivais de Música e Encontros de Bandas (Rock, Gospel, Hip-Hop, Duplas Sertanejas, MPB), além de iniciar o programa “Cinema nos Bairros” e concretizar o tão esperado sonho murutinguense de Instalação da “Casa do Artesão” e tornar o programa de Internet Gratuita para toda a população, uma realidade.
ESTRADA – Valdir Sigari assumiu a responsabilidade de zelar e manter a melhor qualidade possível na limpeza das vias públicas, levar a pavimentação asfáltica até os bairros em que houver demanda, manter as estradas rurais em boas condições de tráfego, melhorar a iluminação pública seguindo a mais recente tendência regional, que é a substituição das lâmpadas atuais pelas econômicas e eficientes lâmpadas de LED. Outra de suas atribuições é manter a malha viária urbana em excelentes condições, realizando o recapeamento ou pavimentação das ruas que necessitarem desta atenção do poder público municipal.
GABINETE – Macsuel Monteiro aceitou o convite dos novos prefeito e vice para se tornar o secretário mais próximo do Governo. Figura pública bastante conhecida e muito querida na cidade, será ele o responsável por organizar a agenda diária de compromissos tanto de Cristiano quanto de Celso do Café, inclusive, providenciando os encontros destes com deputados, senadores, secretários de Estado e Ministros em busca de mais recursos financeiros para o município. Também deve servir como principal interlocutor entre os Poderes Executivo e Legislativo, assegurando mais agilidade na votação de pautas importantes para o futuro do município.
CONTROLADORIA – A simpática e sempre sorridente Jeane Sesto assume esta pasta que apesar de pouco conhecida pela grande maioria dos cidadãos, é considerada fundamental para o sucesso de toda e qualquer Administração Pública. Será ela a responsável por manter a máquina pública em constante movimento, funcionando com todas as engrenagens bem lubrificadas e com o controle absoluto dos gastos públicos afim de manter o cumprimento da severa Lei de Responsabilidade Fiscal e garantir que Cristiano e Celso trabalhem o ano inteiro sem problemas administrativos relacionados ao fluxo de caixa, por exemplo.
AGRÍCOLA – Por fim, mas não menos importante, Nycollas Barbosa assume o cargo que está diretamente ligado ao setor mais economicamente ativo do município: o da produção rural. Para que as propostas de governo de Cristiano e Celso Puttini tenham sucesso no meio rural, ele deve implementar um programa diferenciado de construção de poços semi-artesianos para os assentados rurais. Conforme a demanda de cada localidade, outros programas como o de inseminação artificial, criação de frango caipira, apicultura, piscicultura e outros que se mostrem atrativos para os produtores rurais, serão implementados de forma gradativa. Outra estratégia do Município para driblar a baixa produção provocada pelos longos períodos de estiagem e aumentar ainda mais a produtividade é implantar a técnica de irrigação por gotejamento. Nycollas também deve mediar a reativação das já existentes e criar novas associações rurais, para ofertar cursos de capacitação com apoio técnico nas diversas áreas: artesanato, agricultura familiar, agronegócio, piscicultura, serviços e outros. Esta proposta está diretamente ligada a outro grande projeto anunciado por Cristiano e Celso durante a campanha, que é a Implantação da Casa das Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar – CACAF.