Secretaria de Cultura homenageia Castilho por inscrições massivas no #JuntosPelaCultura
- 17 de agosto de 2021
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoCultura
- 0
O troféu de participação e a confirmação de 02 castilhenses inscritos em cursos de capacitação e elaboração de projetos da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo, foi o saldo considerado positivo desta primeira investida massiva de Castilho na disputa por recursos da área.
Muitas destas disputas entre projetos elaborados por centenas de municípios, são para eventos que já existem há muitos anos, como o Revelando SP, o Circuito SP e a Virada Cultural, agora todos reunidos no programa #JuntosPelaCultura.
Além destas iniciativas que contemplam diferentes produções culturais, existem modalidades individuais e coletivas acrescentadas ao programa ao longo dos anos, como o Circo Online, Viola Caipira, Concurso de Piano, Batalha de Rimas, o Arte Urbana e um exclusivamente voltado a produções do mundo LGBTQ+.
FATO HISTÓRICO – Pela primeira vez na história desde que todos estes projetos foram criados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, Castilho inscreveu artistas para quase todas as modalidades, apresentando propostas que poderiam mobilizar facilmente mais de 150 artistas locais, entre músicos, dançarinos, artesãos, culinaristas, representantes do folclore e pintores.
“Nosso número de inscrições individuais e coletivas só não foi maior porque ainda tivemos dificuldades para localizar outros artistas interessados em participar dos programas com seus trabalhos. É por isso que estamos insistindo desde o início do ano, para que os artistas locais de qualquer modalidade realizem o seu cadastro cultural on-line, que é rápido, gratuito e nos permite entrar em contato imediato caso surjam novas oportunidades”, explica a secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Silvania Cintra.
Independente do tipo de arte produzida, os castilhenses podem realizar suas inscrições acessando o endereço: https://docs.google.com/forms/d/1FJLuTUcHPMjZc73QPLcBU8FE41osvwx9LRr2_YBWpk4/edit. Mas atenção: o cadastro é destinado somente àqueles que moram e produzem seus trabalhos artísticos em Castilho há, no mínimo, 02 (dois) anos.
PROJEÇÕES FUTURAS – Apesar de não termos representantes castilhenses nas programações deste ano, Silvania está confiante que em 2022 e anos seguintes, a participação local será vista com olhares mais atentos, pois os projetos apresentados neste ano são inovadores e dignos de representar a região com a devida qualidade.
“Não nos demos por vencidos. Nosso potencial artístico-cultural foi amplamente revelado. O próximo passo é reestruturar o setor de Cultura visando suprir nossas necessidades em alguns destes projetos. Para isso, já estamos mantendo contato ativo com a Associação dos Artesãos de Castilho, com o objetivo de aumentar ainda mais as chances deles terem seus projetos aprovados nos próximos anos, sejam para eventos exclusivamente on-line ou, se Deus quiser, presenciais após o término da pandemia global de coronavírus”, antecipa Silvania.