Sede da Polícia Ambiental passará por nova reforma
- 22 de abril de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesLegislaçãoPolicialRegião
- 0
A prefeita Fátima Nascimento está pedindo à Câmara de Vereadores autorização para iniciar uma nova reforma no prédio da Polícia Ambiental. O investimento na obra está orçado em R$ 20 mil, conforme o anunciado pela Assessoria de Comunicação do Executivo.
A reforma no prédio é uma reivindicação dos próprios policiais comandados pelo 1º Ten. PM Fabrício José Oliveira de Azevedo. Um dos maiores problemas estruturais apresentados pelo efetivo policial tem sido o telhado, que precisa ser praticamente todo renovado.
Além de ser antigo, o telhado conta com infiltrações que tem trazido danos ao interior da sede e riscos constantes para os documentos, equipamentos e inclusive aos próprios PMs Ambientais.
A IMPORTÂNCIA DA PM AMBIENTAL
Importante destacar que o 2º Pelotão da PM Ambiental sediado em Castilho, é responsável pelo policiamento preventivo e repressivo em uma imensa área de terras, localizados em municípios com imensos territórios como Andradina e Castilho, além de outros QUINZE MUNICÍPIOS no entorno, englobando extremos regionais como as cidades de General Salgado, Lavínia e Nova Independência, por exemplo.
Esta cobertura realizada pela 1ª Companhia de Policiamento Ambiental em 17 cidades da região (o equivalente a 1/3 de todos os municípios que compõem a região administrativa de Araçatuba) inclui, ainda, uma vasta extensão de águas formadas pelos rios Paraná, Tietê, Aguapeí (rio Feio) e São José dos Dourados, além de seus muitos afluentes.
Não é à toa que no pedido enviado à Câmara, além de frisar a necessidade de melhorias nas instalações, Fátima ressaltou a importância da atuação dos Policiais Ambientais em Castilho e região:
“Daí a necessidade de melhorar as instalações dessa instituição, tendo em vista o zelo e eficácia que diuturnamente esses servidores executam a missão de proteção, considerado por nós um sacerdócio do bem estar”, completou.
http://www.lafavoritapizzas.com.br//HISTÓRICO
Em 2009, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo deferiu um Decreto editado pela Prefeitura de Castilho no ano anterior doando um terreno para construção de um novo Batalhão para o 2° Pelotão da Polícia Ambiental.
O espaço doado está localizado na Rua José Luciano Pereira, ao lado da Central de Transportes (no fundo do CIEC – Centro Integrado de Educação e Cultura). Apesar disso, a construção da nova sede nunca saiu do papel.
O prédio atual da Polícia Ambiental, em Castilho, fica na travessa da linha férrea, entre a Delegacia de Polícia e o Almoxarifado Municipal. O imóvel foi construído em 1989, todo em madeira, e sua utilização é recomendada por, no máximo, 20 anos.
Desde então, a construção já foi atacada por cupins, apresenta inúmeros sinais de deterioração natural e outros problemas decorrentes do tempo “extra” de sua utilização. Atendendo outros pedidos do comando do Batalhão, a Prefeitura de Castilho já realizou pelo menos três intervenções significativas no local, ampliando e melhorando espaços físicos internos, construindo cobertura, depósito e pátio coberto para abrigar viaturas, motos e lanchas indispensáveis para o trabalho dos policiais, e também eventuais embarcações apreendidas, que só podem ser despachadas ao fim do processo administrativo.
[Foto inicial: Moisés Eustáquio/JornalImpactoOnline/cortesia; Demais imagens: Marco Apolinário/Arquivo Pessoal]