O vereador Geraldo Shiomi (PTB) usou a tribuna na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (11) para se posicionar em favor da flexibilização da abertura do comércio.
O presidente da Câmara disse ter conhecimento da situação do município, a respeito da Covid-19:
“Tenho acompanhado de perto e conheço bem a sistemática de enfrentamento adotada pela Secretária de Saúde e Santa Casa”, disse.
O parlamentar não vê lógica nas longas filas que se formam nos bancos, lotéricas e supermercados diariamente, enquanto os pequenos comerciantes pagam o preço do endividamento e falência por estarem proibidos de abrir os seus estabelecimentos.
“Acredito que podemos sim, flexibilizar a abertura do comércio, no entanto, sem abrir mão das medidas de segurança e higiene que se fazem necessárias para o combate desta terrível doença”, comentou Shiomi.
O vereador disse ainda que a Prefeitura é soberana nas decisões relacionadas ao município e que o Executivo deve ter um posicionamento firme a respeito dos fatos, devendo fazer o enfrentamento ao Governo do Estado.
Mas, apesar desta defesa embasada em novo entendimento legal, Shiomi conhece bem os danos irreparáveis já causados ao comércio:
“Mesmo que as medidas de flexibilização sejam tomadas agora, não evitarão a falência de muitos comerciantes”.
CULTURA
Na mesma sessão o vereador apresentou um requerimento solicitando que a Secretaria de Cultura possa apresentar um projeto de ajuda aos músicos e artistas da cidade, com a realização de lives remuneradas para o entretenimento da população durante a quarentena.
A categoria foi uma das primeiras a parar de trabalhar com o fechamento dos bares, restaurantes e a proibição de festas com aglomeração de pessoas.
Tal projeto foi praticado com sucesso na cidade de Ilha Solteira (SP) e tem servido de modelo para outros municípios.
Chama no Whats