Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto lança Tour Virtual em seu site
- 5 de agosto de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AcessibilidadeArtesCulturaInformática e TecnologiaPereira Barreto
- 0
Ferramenta permite aos internautas navegar entre ambientes do museu pelo computador ou celular
A Associação de Amigos do Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto lançou no final de julho, no site museupereirabarreto.com.br, uma ferramenta para aproximar a população do museu, mesmo em meio ao período de pandemia do Covid-19, em que as visitas presenciais estão suspensas temporariamente.
O lançamento da ferramenta aconteceu na terça-feira passada (28), mesma data em que o Museu Histórico da Colonização completou 18 anos.
O Tour Virtual panorâmico mostra parte do grandioso acervo histórico que o museu preserva. A iniciativa, vinda da diretoria do museu, pretende levar ao conhecimento de grande parte da população suas peças, que poderão ser visitadas presencialmente assim que a necessidade de distanciamento social passar.
Além disso, o novo recurso permite que cidadãos de qualquer parte do mundo, interessados ou curiosos no acervo, possam “visitar” cada espaço do museu sem precisar sair de casa e percorrer grandes distâncias.
Na ferramenta, é possível ver detalhes das peças com informações históricas e nome dos doadores, além de possibilitar a aplicação de zoom nas imagens.
ACERVO POSSUI RARIDADES
Os itens do museu retratam desde os indígenas que ocupavam a região, exibindo vasos, urnas funerárias e até mesmo um machado em pedra polida, com tradições típicas Tupi-guarani. Tais peças formam uma rara coleção. Elas foram localizadas em sítios descobertos durante o resgate arqueológico da represa de Ilha Solteira, bacia do Rio Paraná, em 1971.
O material foi datado e acondicionado para pesquisas científicas, pois ajudam a traçar o contexto histórico e cultural do grupo que habitava o Noroeste paulista há mais de 2 mil anos até o processo de colonização dos japoneses, iniciado com a compra de parte das terras do Coronel Jonas Alves de Mello pela Sociedade Colonizadora do Brasil, no ano 1928. Também compõem o acervo, peças que pertenciam aos moradores da época, raridades de famílias e a placa original da ponte Novo Oriente, submersa em Outubro de 1990.
Na parte externa, um mural do artista pereira-barretense James Kudo representa a beleza exuberante da região junto à Ponte Novo Oriente antes da formação do lago da represa de Três Irmãos, que alagou diversos lugares históricos do município como a própria ponte.
FAÇA A SUA VISITA
Não conhecia essa novidade e ficou curioso para fazer o tour virtual agora mesmo? Então, basta acessar o link: https://museupereirabarreto.com.br/tourvirtual/ e começar a navegar, utilizando as setas como guias.
Aproveite também para seguir o Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto nas redes sociais: