A Prefeitura Municipal de Suzanápolis emitiu Nota Urgente nesta segunda-feira, 14, para informar seus cidadãos que começa a vigorar hoje (terça-feira, 15) um sistema de racionamento de água no município.
A medida, de acordo com o Governo Municipal, é necessária “devido ao baixo nível de água potável em seus lençóis freáticos”, uma decorrência comum devido à forte estiagem que atinge toda a região e as elevadas temperaturas e baixa umidade do ar.
O racionamento de água funcionará nos seguintes horários: das 8h às 10h e das 13h às 16h. No comunicado enviado à Imprensa, a Prefeitura reforça o seguinte pedido de conscientização aos seus cidadãos:
“O uso racional da água deverá ser praticado todos os dias, até que ocorram as primeiras chuvas. Contudo, devido ao prolongamento da estiagem e ampliação de seus impactos negativos em todas as áreas, esta prática se tornará ainda mais importante”.
O pedido especial para uso racional da água, visa evitar o desperdício. Em contrapartida, a Administração reforça que não há motivos para pânico entre a população:
“Não se trata de alarme, mas de tomada de consciência de cada um diante da situação que toda a nossa região está vivendo”.
A medida adotada é mais do que sensata e preventiva. O município não registra chuvas fortes há meses, e isso prejudica o abastecimento de água. E o pior de tudo é que, até o momento, não há previsão de chuva para Suzanápolis.
Entre as recomendações simples e eficazes contra o desperdício, a Prefeitura pede a atenção dos moradores para atitudes como “Não apertar a descarga sem necessidade; escovar os dentes mantendo a torneira fechada até finalizar a escovação, corrigir vazamentos, evitar torneiras pingando o tempo todo”, etc..
Chama no Whats