Segundo dados divulgados ontem (07) pelo canal CLIMA, da UNESP de Ilha Solteira (Área de Hidráulica e Irrigação), os municípios localizados no Noroeste Paulista já estão entre 102 e 176 dias sem chuvas maiores que 10 mm.
Além disso, seguimos registrando recordes de temperaturas, com o extremo ocorrido nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, quando a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela UNESP registrou incríveis 44,6ºC à sombra em Ilha Solteira.
Às 15h da tarde de hoje (quinta-feira, 08), Ilha Solteira seguia entre as cidades mais quentes da região com a temperatura média do ar oscilando pouco abaixo da faixa dos 40ºC. Já os cidadãos da nossa “Veneza Paulista” (Pereira Barreto), tiveram dificuldades para suportar o calor intenso até mesmo na sombra, quando a temperatura média do ar atingiu pouco mais de 40ºC por volta das 14h30 desta mesma tarde.
Hoje (08) completamos 13 dias consecutivos com temperaturas superiores à 40,3ºC e a evapotranspiração (perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração) de referência chegou a incríveis 8,5 mm/dia em Pereira Barreto.
Confira no gráfico abaixo, também divulgado pelo Canal CLIMA, da UNESP de Ilha Solteira, com as temperaturas mínimas e máximas registradas na região nos últimos cinco dias:
Chama no Whats