Já que a ausência de mais de 38% do eleitorado às urnas neste primeiro turno é assustadora, decidimos analisar também o impacto causado pelos votos Brancos e Nulos, considerando especificamente aqueles atribuídos aos candidatos a Deputado Estadual pelos 111.188 eleitores que foram às urnas da região neste domingo (07).
A somatória geral dos Brancos foi de 10.107 votos. Já os Nulos totalizaram 11.003 votos, perfazendo um prejuízo conjunto de 21.110 votos para aqueles que pleitearam, sem êxito, uma cadeira no Legislativo Estadual.
Na ordem exata, Andradina, Guararapes, Pereira Barreto, Mirandópolis e Ilha Solteira foram as principais responsáveis pelo elevado número de votos Brancos. Entre os Nulos, as mesmas cidades são campeãs, apenas invertendo algumas posições: Andradina, Ilha Solteira, Mirandópolis, Guararapes e Pereira Barreto (na ordem).
As que menos causaram prejuízo às aspirações dos candidatos foram Murutinga do Sul, Itapura, Nova Independência, Lavínia e Guaraçaí em relação aos Brancos. Na seara dos votos Nulos, Nova Independência, Murutinga do Sul, Itapura, Lavínia e Guaraçaí ocupam a ordem.
Em outras palavras, um número elevado dos eleitores que decidiram sair de casa para votar, não foram sensibilizados pelas propostas ou alcançados pelos candidatos a Deputado Estadual.
É pouco provável que estas tendências presentes no pleito majoritário não se repitam nas próximas eleições municipais. Portanto, é hora dos pré-candidatos reunirem suas equipes de campanha para definir novas estratégias para alcançar de forma eficiente um eleitorado cada vez mais descrente em propostas vagas, e, inconformados com a falta de conhecimento dos políticos sobre a real situação econômica de seus municípios.
Chama no Whats