Prefeituras da região realizam Dia D da vacinação de jovens contra o sarampo neste sábado
- 28 de novembro de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoPereira BarretoRegiãoSaude e Bem Estar
- 0
A vacina é a principal forma de prevenir a doença. Por isso, a maioria das prefeituras abrirão suas UBSs neste sábado para aplicar as doses da vacina na segunda etapa da campanha contra o sarampo. Castilho centralizará ações do Dia D, no CIS e UBS Alvorada
As prefeituras de todos os municípios da região Noroeste Paulista realizam nesta semana a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O foco desta vez são os adultos jovens com idades entre 20 e 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo em todo país, de acordo com o último boletim epidemiológico. A vacina ainda protege contra rubéola e caxumba.
Quase todas as cidades da região elegeram este sábado (30) para centralizar os esforços da campanha realizando o “Dia D” em quase toda a rede de saúde do município (UBSs e Centros de Saúde).
CASTILHO – Com um trabalho diferenciado realizado pelas Equipes de Saúde da Família em toda a extensa área rural do município, Castilho será uma das únicas cidades a centralizar a vacinação deste sábado no Centro Integrado de Saúde.
Além deste ponto de vacinação, a UBS Alvorada, localizada na rua Francisco José dos Santos, 157, daquele bairro, também realizará uma campanha mais ampla, visando a Saúde do Homem na prevenção contra o câncer da próstata. O atendimento acontecerá das 07 às 10h da manhã e todos os homens com idade igual ou superior a 45 anos que forem realizar o teste, devem levar consigo a Carteirinha Azul, Cartão do SUS e documentos pessoais, além de estarem há pelo menos 72 horas sem manter relações sexuais, ejacular ou andar à cavalo, moto ou bicicleta.
Fora essa diferença, a campanha focada no sarampo acontece simultaneamente em todos os municípios, das 8h às 16h.
PEREIRA BARRETO – Segundo dados divulgados esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto, cerca de 3.900 desta faixa etária (de 20 a 29 anos) ainda não se vacinaram. Por causa disso, a prefeitura daquele município emitiu Comunicado à População-Alvo recomendando que eles compareçam à UBS mais próxima de sua residência para realizar a avaliação da carteirinha de vacinação, mesmo que tenha uma dose já aplicada. A Secretaria de Saúde do município também ressaltou que o foco entre crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade continua, e que os pais devem levar as crianças dentro da faixa etária que ainda não foram vacinadas para receber a vacina.
ALERTA – No Brasil, em 2019, foram registrados 5.660 casos confirmados de sarampo, sendo 90,5% somente no estado de São Paulo. O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente. A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, e os especialistas reforçam que não há relação entre a vacina e o autismo.
Devem tomar a vacina contra o sarampo quem ainda não tomou as duas doses recomendadas durante a infância e adolescência. Quem não tem certeza se já tomou as duas doses, deve tomar uma dose extra. As pessoas que se encaixem em um dos perfis abaixo devem consultar seu médico antes de tomar a vacina:
– Gestantes
– Pessoas com baixa imunidade ou gripadas
– Pacientes em tratamento contra o câncer
– Pacientes portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a AIDS, doença altamente contagiosa