Governo de Andradina e Direção Regional de Saúde debatem sobre hemodiálise e transparência na Santa Casa
- 5 de março de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AndradinaDestaquesRegiãoSaude e Bem Estar
- 0
Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (3), na sede da DRS2 (Direção Regional de Saúde), em Araçatuba, representantes do Governo de Andradina e diretores da OSS Santa Casa debateram a ampliação no atendimento SUS e medidas para a abertura da hemodiálise.
O encontro foi provocado pelo secretário municipal de Saúde, Farid Haddad, e reuniu o diretor regional de Saúde, Sérgio Smolentzov, a prefeita Tamiko Inoue, e os diretores da OSS Santa Casa, Tadeu José da Silva Bernardi e Fábio Gomes de Carvalho. Também estiveram presentes integrantes das equipes técnicas da DRS e do Governo de Andradina. Além destes, também participaram os secretários municipais de Negócios Jurídicos, Leonardo de Freitas; o secretário de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, Flávio Moreira; e o secretário de Gestão Parlamentar e Fiscal, Antônio Francisco da Fonseca Filho.
URGÊNCIA
A abertura do Centro de Hemodiálise construído pela OSS há mais de dois anos, porém ainda sem funcionamento, foi um dos principais temas da reunião.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Andradina a proposta é dar continuidade às etapas para a viabilização efetiva da hemodiálise.
“Estávamos fazendo reuniões com a participação de prefeitos da região e debatendo verbas para complementar o repasse do Estado. Com as mudanças recentes na direção da OSS Santa Casa, queremos aproximar ainda mais o diálogo e vencermos os entraves para colocarmos o serviço à disposição da população”, comentou Farid.
O diretor regional de Saúde relatou que será necessário um levantamento minucioso da documentação, já que a OSS Santa Casa estava fazendo contatos diretamente com a Secretaria Estadual de Saúde e não havia apresentando, regionalmente, nem o pedido de habilitação da hemodiálise.
“Esta reunião de hoje pode ser considerada histórica para a Saúde da nossa região porque é somente com esta união que conseguiremos planejar o atendimento como um todo. Devo elogiar esta postura da prefeita Tamiko e da sua equipe em pensar para frente e entender que as instituições que prestam serviços públicos são mais importantes que as diferenças pessoais e que, independente de quem está à frente, é necessário manter o diálogo aberto, pensando na população”, disse Smolentzov, que levará o tema à reunião junto ao Estado na próxima semana.
SUBVENÇÃO
Outro ponto discutido no encontro foi com relação aos recursos de R$ 2,29 milhões por ano, aprovado nesta semana. O Governo de Andradina repassará estes recursos para a OSS Santa Casa, ao longo do ano e em parcelas de R$ 191 mil/mês, para o pagamento do Plantão de Fundo.
A proposta do município é atualizar as regras do repasse já que o valor é referente a um TAC (Termo de Ajustes de Conduta) proposto pelo Ministério público no ano de 2012.
Conforme explicou o secretário municipal de Administração, Antônio Sérgio da Fonseca Filho, o interesse é submeter a subvenção à legislação atual de repasses ao terceiro setor, e transformar o valor em mais serviços à população.
“Atualmente a Prefeitura faz o repasse da verba vinculada ao pagamento das especialidades do Plantão de Fundo e a OSS Santa Casa tem a obrigação de fazer a prestação de contas. Legalmente este modelo está ultrapassado e queremos universalizar o recurso e estender os atendimentos conforme a demanda. Não queremos cortar nenhum repasse. Somente pagar pelos serviços prestados e oferecermos mais opções para a população e acabarmos, assim, com filas de espera como as de cirurgias, por exemplo”, comentou.
Os diretores da OSS Santa Casa disseram que a proposta agora é de estreitar os relacionamentos e manter o trabalho da entidade com nível de excelência.
FOI O 1º PASSO
Após a reunião do diretor regional em São Paulo, novos encontros serão marcados. “Vou fazer o levantamento geral e propor reuniões para ir desfazendo os nós e conseguirmos avançar nesta questão de Andradina”, finalizou Smolentzov.
[Fonte: Secom/Prefeitura]