Carreta do Programa MULHERES DE PEITO oferece mamografias gratuitas em Ilha Solteira

ILHA SOLTEIRA — As mulheres de Ilha Solteira terão uma importante oportunidade de realizar exames preventivos de forma gratuita com a chegada da carreta do programa Mulheres de Peito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

A unidade móvel estará no município entre os dias 6 e 18 de julho de 2026, na Praça dos Paiaguás, oferecendo exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de agendamento prévio. O atendimento será realizado por ordem de chegada, seguindo critérios estabelecidos pelo programa.

Criado pelo Governo do Estado, o programa Mulheres de Peito tem como objetivo ampliar o acesso à mamografia, conscientizar a população sobre a importância da prevenção e facilitar o início do tratamento quando necessário. A iniciativa busca aumentar o diagnóstico precoce do câncer de mama, fator fundamental para elevar as chances de cura e reduzir os impactos da doença.

Para realizar o exame, as mulheres com idade entre 50 e 74 anos deverão apresentar apenas RG e Cartão SUS. Já as mulheres com idade entre 35 e 49 anos, além das com mais de 74 anos, precisam apresentar RG, Cartão SUS e pedido médico do SUS.

O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas por dia, e aos sábados, das 8h às 12h, com até 25 senhas diárias. Não haverá atendimento aos domingos e feriados.

A recomendação é que a mamografia seja realizada anualmente. Nos casos em que houver necessidade de repetir o exame em período inferior a 12 meses, será obrigatório apresentar relatório médico justificando a solicitação.

(AsCom/Governo de Ilha Solteira)