CASTILHO – A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Castilho oficializou o início de uma nova estratégia de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência na cidade. Com ampla divulgação iniciada nesta semana, o projeto integra profissionais de saúde e militares para oferecer suporte técnico especializado em situações de risco iminente à vida.
O novo serviço opera de forma ininterrupta (24 horas por dia) e é fruto de um convênio firmado entre o município e o Governo do Estado de São Paulo, viabilizado por meio do programa de Atividade Delegada.
INTEGRAÇÃO E ESTRUTURA DE ELITE

A principal inovação do modelo está na composição das equipes que realizam o primeiro socorro. A partir de agora, cada chamada de emergência de alta complexidade contará com o envio de uma ambulância de suporte básico totalmente equipada, tripulada de forma mista por:
- Uma enfermeira especializada;
- Um bombeiro militar.
A coordenação local do serviço está sob a responsabilidade do Cabo PM Rufino, comandante da Base Comunitária dos Bombeiros em Castilho. Segundo o secretário Demilson Cordeiro, a união do conhecimento clínico da enfermagem com a expertise tática e de salvamento dos bombeiros cria um “reforço de elite”, otimizando o tempo de resposta e a eficácia das manobras até a chegada ao ambiente hospitalar.
CRITÉRIOS DE ACIONAMENTO:
Quando Chamar o Socorro

O atendimento integrado foi desenhado estritamente para ocorrências de alta gravidade, divididas em duas frentes principais de atuação:
Emergências de Trauma (Causas Externas) O serviço deve ser acionado imediatamente em casos de acidentes de trânsito diversos, quedas da própria altura ou de níveis diferentes, além de hemorragias intensas e ferimentos graves.
Emergências Clínicas A equipe está preparada para intervir rapidamente em situações de paradas cardiorrespiratórias, crises convulsivas e outros quadros clínicos agudos que ameacem a vida do paciente.
Para acionar essas equipes de socorro, a população dispõe de duas linhas telefônicas integradas: o 192 (Central de Ambulâncias) e o 193 (Corpo de Bombeiros). Demilson Cordeiro também aproveitou para informar que o número fixo 3741-1221, da Central de Ambulâncias, tem apresentado problemas recorrentes no recebimento de chamadas.
Por este motivo, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que os usuários dos serviços de saúde pública utilizem o WhatsApp (18) 99710-9975.
TRIAGEM TÉCNICA E USO RESPONSÁVEL
A Secretaria de Saúde destaca que todas as ligações recebidas pela central passam por um processo rigoroso de triagem técnica baseada em uma árvore de decisão. O procedimento avalia a real gravidade de cada caso para garantir que a ambulância equipada seja direcionada com máxima agilidade a quem enfrenta risco de morte.
Diante disso, a administração municipal e o Corpo de Bombeiros fazem um apelo para o uso consciente e responsável do recurso, ressaltando que trotes ou chamados desnecessários para casos leves podem comprometer a disponibilidade do serviço para salvar vidas em emergências reais.
(Marco Apolinário/JPN)