O vereador Wilson Bossolan propôs e o plenário da Câmara de Andradina aprovou na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (26) a concessão do título de Cidadão Andradinense ao repórter fotográfico Moisés Eustáquio de Oliveira.
A honraria simboliza o reconhecimento das autoridades políticas do município aos trabalhos desenvolvidos por Moisés que, muitas vezes ao longo de sua carreira, projetou o nome de Andradina nos cenários estadual e nacional. A data de entrega do título ainda não foi marcada pelo Legislativo.
SOBRE O HOMENAGEADO
O Requerimento proposto por Bossolan, permite que todos aqueles que apreciam o trabalho único de Moisés possam, agora, conhecer um pouco mais sobre sua vida pessoal. Um dos fatos curiosos é que o fotógrafo mais aclamado da região nasceu em Castilho no início de junho de 1962 e passou sua infância no distrito de Paranápolis, onde cursou a primeira etapa de seus estudos. No campo esportivo, destacou-se nas praticas do basquete e principalmente do futebol, onde chegou a receber proposta para teste no São Paulo F.C., oferta que não pode aceitar por determinação da avó.
Após passar por trabalhos diversos ligados à produção rural, começou a alçar voo, passando por vários estabelecimentos e ramos comerciais, adentrando a área de eventos. Desde 1982, passou a atuar como fotógrafo autodidata. De lá pra cá, foi correspondente de vários jornais da região, realizou diferentes exposições fotográficas pela Noroeste, foi radialista em Andradina e também em Ji-Paraná (Rondônia) e, em 1996, assumiu o comando do site Jornal Impacto Online. No campo do jornalismo político, foi assessor de imprensa da Prefeitura de Castilho.
A trajetória como Fotógrafo da Natureza lhe rendeu prestígio em diferentes concursos nacionais, dentre os quais destacam-se o tricampeonato no concurso fotográfico promovido pela Angel Foto e Revista Fotografe Melhor de SP. Em seus trabalhos anteriores, Moisés registrou imagens sobre os temas “Árvores Frutíferas” em 2015; “Cores da Natureza”, em 2017 e “Paisagem do Mundo”, em 2018. E também recebeu menção honrosa em edição nacional do Prêmio Etanol de Fotografia e o “Selo Diamante” do portal público “Caçadores de Imagens”, com inúmeras fotos contempladas com selos “Top Click”.
Sua mais recente conquista é a Mostra Fotográfica “Rios e Lagos Paulistas: Cores e vida sob a arte da Fotografia”, que foi selecionada entre mais de 200 projetos de todo o Estado de São Paulo pelo Programa de Ação Cultural – PROAC – “Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais no Estado de São Paulo”, e retrata as belezas naturais de rios e lagos do interior paulista como, Tietê, Paraná, do Peixe, São José dos Dourados e Aguapeí (Feio), reunindo 50 fotos da exuberante fauna e flora das margens destes.
Agora, Moisés aguarda aprovação do projeto de seu livro “Rios do Oeste”, que planeja divulgar o potencial dos rios da Noroeste Paulista com benefícios do ICMS do Governo Paulista.
Chama no Whats