#ViradaSP: Confira o roteiro COMPLETO da Virada SP em Ilha Solteira
- 5 de março de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em ArtesCinemaCulturaEstado de São PauloEventosIlha SolteiraMusicaRegiãoTurismo e Meio AmbienteVariedades
- 0
Evento leva música e apresentações para crianças e adultos ao município
Nos dias 7 e 8 de março, Ilha Solteira recebe a Virada SP, evento que leva 24 horas de shows, espetáculos e atrações culturais gratuitas voltadas a diversas idades e públicos a espaços da cidade. A Virada SP é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do programa Juntos Pela Cultura, com gestão e produção da Amigos da Arte e correalização da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.
A Virada SP terá diversas ações que acontecem na Praça dos Paiaguás, Praça da Integração, Casa da Cultura Rachel Dossi, Cine Paiaguás e Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. A abertura será no sábado, 07, a partir das 18 horas, com um show da cantora Ellen Oléria, na Casa da Cultura.
CONFIRA OS RELEASES DAS ATRAÇÕES:
07/03/2020
PRAÇA DA INTEGRAÇÃO
21h00 Bixiga 70
Bixiga 70 é uma banda que mistura elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz. Ela formou-se a partir da união de vários músicos já conhecidos da cena paulistana, e que participavam de projetos desenvolvidos no estúdio Traquitana, localizado no coração boêmio do centro de São Paulo. A banda explora o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira em composições próprias e versões de artistas brasileiros como Luiz Gonzaga, Pedro Santos e Os Tincoãs.
23h30 Céu
Com 15 anos de carreira e 5 álbuns premiados, a cantora e compositora Céu é considerada uma das artistas mais importantes de sua geração. Neste show inédito ela apresenta canções de seu novo álbum APKÁ!, além de grandes sucessos de sua carreira.
2h00 Marina Peralta (madrugada de 07 para 08/03)
Com toda suavidade da MPB e a resistência do roots, Marina Peralta é uma artista versátil e completa, exímia em tocar corações. Com letras que ressaltam o empoderamento das mulheres e a força do povo, Marina tem um trabalho autoral, cheio de força e delicadeza em suas composições.
4h30 Tássia Reis (madrugada de 07 para 08/03)
Tássia Reis é uma das primeiras rappers mulheres da nova música brasileira. Dona dos sucessos nacionais “No Seu Radinho” e “Se Avexe Não”. Em 2019, lançou seu segundo álbum, “Próspera”. O álbum foi aclamado pela crítica especializada e considerado um dos melhores discos do ano pela APCA. Os principais temas de suas músicas são a vida, o auto conhecimento, o amor e a quebra de padrões.
CASA DA CULTURA
18h00 Ellen Oléria
Ellen Oléria tem mais de 16 anos na estrada da música, e acumula prêmios em festivais, cinco discos lançados e turnês realizadas pelo Brasil e mundo afora. Conhecida pelo público por seu timbre cintilante, a nação e repertório brasileiríssimo, a soprano dramática Ellen Oléria condensa em sua performance o que o povo brasileiro reconhece como seu: entusiasmo e um sorriso que nunca sai do rosto iluminando cada canção que canta.
22h00 Ton Alves
Dono de uma pegada virtuosa, que mescla elementos do soul – e de sua variante brasileiríssima, o samba rock, da MPB e do pop, Ton Alves traz canções autorais e releituras com muito balanço e criatividade. Músico com ampla bagagem cultural, Ton Alves já tocou em parceria com grandes nomes das artes nacionais e de Mato Grosso do Sul, emprestando sua criatividade a arranjos e produções que o colocam como um expoente do cenário instrumental brasileiro.
0h30 Dinho Convida Guto Andrade e Cassio Moys (comédia) (madrugada de 07 para 08/03)
Dinho Machado é integrante do grupo Seleção do Humor, além de participar dos principais shows de Stand Up do País, como: Comedia em Pé, Clube da Comédia, Comedians Club, e Comédia ao Vivo. Neste espetáculo, ele recebe Guto Andrade e Cassio Moys, dois destaques da comédia nacional da atualidade.
AVISO IMPORTANTE: A retirada de ingressos DEVE SER FEITA UMA HORA ANTES, na Casa da Cultura
PRAÇA DOS PAIAGUÁS
22h30 Picanha de Chernobill
Formada em 2008, a Banda se caracteriza por uma sonoridade que lembra os bons e velhos anos 70, com timbres crus e distorções valvuladas aliadas a suavidade do violão, viola e bandolim.
1h00 Begèt de Lucena (madrugada de 07 para 08/03)
Begèt é músico, ator, artista completo. Uma das principais características do pernambucano de Exú, que escolheu Campo Grande para viver, são as performances teatrais ao interpretar as canções de sua autoria e de outros autores, como Luiz Gonzaga, Vitor Ramil, Edith Piaf, Caetano Veloso, Gil, Cássia Eller e tantos outros.
03h30 Alcatéia (madrugada de 07 para 08/03)
A Banda Alcatéia nasceu em Ilha Solteira/SP, com a proposta de reproduzir o bom e velho rock ‘n’ roll. Seu repertório inclui Pink Floyd, Dire Straits, Jimi Hendrix Experience, Creedence Clearwater Revival, Beatles, Eric Clapton, Rolling Stones, The Who, entre outras bandas internacionais contando também com músicas da melhor época do rock nacional das bandas Barão vermelho, Ultraje à Rigor e Legião Urbana.
05h30 Alcoólicos Harmônicos (madrugada de 07 para 08/03)
A Alcoólicos Harmônicos foi formada no ano de 2017 com o intuito de animar o meio universitário com muito rock n’ roll.
CINE PAIAGUÁS
De 07/03/20 às 18h até 08/03/20 às 18h – Museu Interativo de Jogos do Mundo
A “Exposição do Museu Interativo de Jogos do Mundo” é uma viagem pela cultura lúdica de diferentes povos, de diferentes tempos e lugares. Ela promove momentos de encontros com uma seleção, de “Jogos Patrimoniais do Mundo”, feita especificamente para este evento.
De 07/03/20 às 19h até 08/03/20 às 18h – Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico
A Mostra Crash de Cinema Fantástico reúne uma série de curtas e longas-metragens, de animação e live action, com temática de terror, suspense e fantasia.
08/03/2020
PRAÇA DA INTEGRAÇÃO
7h00 Yoga xp
Misturando exercícios físicos, respiratórios e meditação, a prática propõe uma experiência de auto-conhecimento. Não importa se você vai virar a noite ou acordar bem cedinho, a prática é indicada para todos. Com Tatiane Tobal dos Reis.
10h00 Mundo Bita
Depois de passar por todas as regiões do Brasil, o Mundo Bita chega com uma nova temporada de seu show, reforçando a mensagem de incentivo às brincadeiras ao ar livre, de estar em contato com outras crianças e viver momentos de alegria, carinho e diversão. Diversão garantida para toda a família!
15h00 Bloco do Sargento Pimenta
Canções marcantes dos Beatles com uma roupagem brasileiríssima. Essa é a proposta do Bloco do Sargento Pimenta, que anima o público com muito samba, maracatu, funk, marchinha, baião, ijexá, jongo e ciranda.
17h30 Baby do Brasil
Com sua voz doce e suave e seu estilo inconfundível, Baby do Brasil iniciou sua carreira nos anos 70, à frente dos Novos Baianos. Na turnê BABY 2020, ela traz grandes sucessos como “A menina dança” e “Menino do Rio”, além de versões inusitadas de clássicos e composições inéditas.
CASA DA CULTURA
12h00 Orquestra Popular Caipira Urubupungá
A Orquestra Popular Caipira Urubupungá atua na área de vivência, preservação e valorização da música caipira há anos, e tem como principal objetivo resgatar, valorizar e dar continuidade às culturas tradicionais do Estado de São Paulo, valorizando a música caipira de raiz. No repertório, o melhor da música raiz, numa harmoniosa combinação de viola e vozes.
14h00 Tavinho Limma
O cantor e compositor Tavinho Limma apresenta o espetáculo musical ‘Palavra de Mulher’, no formato voz e violão, em homenagem às comemorações do dia Dia Internacional da Mulher. No repertório, canções temáticas e referentes ao ‘08 de Março’, onde Tavinho interpreta clássicos sucessos como ‘Frevo Mulher’, ‘La Belle de Jour’, ‘Xote das Meninas’ e ‘Mulher Brasileira’, além de músicas autorais.
16h00 Llez
Compositora nata, desde 2017 Llez se aprofundou na música, compondo várias canções que fazem parte do seu repertório. Compartilhando a sua atmosfera interior, Llez sobe ao palco entoando canções autorais e versões de músicas populares. As batidas são orgânicas e eletrônicas, mesclando o clássico e contemporâneo, numa viagem pelos gêneros blues, pop, jazz, rock e bossa nova.
Pintura da fachada: Grafitti
PRAÇA DOS PAIAGUÁS
14h00 Pulso Elétro Acústico
O Pulso tem influências que partem de Lenine, Djavan, Jorge Vercilo, Paulinho Moska, passando por B.B. King, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, até chegar a Pink Floyd, AC DC, anos 1980 entre outros.
16h30 Rodo Cotidiano
O Rodo Cotidiano é um Tributo/Cover da banda O Rappa, que é sua maior influência, inclusive na sua criação. O show é um espetáculo musical de alta performance com muita pegada e agitação.
BIBLIOTECA MUNICIPAL ASSIS CHATEAUBRIAND
11h às 13h Oficina e exposição: colagem análoga – narrativas do fragmentado
Em um mundo tomado pela tecnologia e praticidade, não é recorrente espaços de auto criação. Somos constantemente bombardeados por uma infinidade de imagens, notícias e manchetes. A proposta desta oficina é incorporar esta gigantesca produção de notícias e informações na construção de auto criações artísticas, construindo auto narrativas do fragmentado. Com Otávio Ítalo Matos Uzumaki e Arthur de Souza Barbieri.