Enquanto a maioria dos líderes regionais assiste de braços cruzados ao isolamento de suas populações, Itapura toma as rédeas da mobilidade e cobra respostas da Viação Piracicabana
ITAPURA – Se existe uma coisa que a liderança política de Itapura já provou, é que não tem medo de briga grande. Depois de assumir o protagonismo regional e bater de frente com a gigante Neoenergia Elektro por conta dos apagões que castigam a região, o município agora mira em outro problema crônico que os demais prefeitos e vereadores da Noroeste parecem ignorar: o apagão do transporte intermunicipal.
Nesta semana, uma comitiva de peso — liderada pelo prefeito Nenzinho (Sergino Prado), pela vice-presidente da Câmara, Cátia Abreu, pelo vereador Victor Murgo e outros parlamentares locais — colocou as cartas na mesa em uma reunião crucial com representantes da empresa Piracicabana, cobrando o fim de um prejuízo que se arrasta desde os dias mais duros da pandemia da COVID-19.
O PESO DO ISOLAMENTO REGIONAL
Enquanto o silêncio impera nas prefeituras vizinhas, os moradores da região sofrem diariamente com a falta de linhas de ônibus. O vereador Victor Murgo deu voz ao sentimento de urgência que deveria ecoar em toda a Noroeste:
“Debatemos a necessidade urgente do retorno das linhas intermunicipais, consideradas essenciais para a mobilidade regional e para o fortalecimento da economia local. População, trabalhadores, estudantes e pacientes que dependem do transporte para se deslocarem aos municípios vizinhos enfrentam dificuldades diariamente.”
A provocação implícita que fica para o restante do consórcio de municípios da região é clara: até quando as autoridades vizinhas vão aceitar o isolamento de seus próprios cidadãos? É preciso que mais líderes saiam da zona de conforto e se juntem à pressão liderada por Itapura.
PRÓXIMOS PASSOS: O Estudo de Viabilidade
A pressão política já começou a surtir efeito. Ao final do encontro, ficou acordado que a Piracicabana realizará e encaminhará um estudo de viabilidade técnica e econômica para avaliar as reais possibilidades de retomada das linhas na região.
As autoridades de Itapura reforçaram que o diálogo está aberto, mas o compromisso com a acessibilidade, segurança e qualidade no transporte público regional é inegociável.
O recado de Itapura foi dado! Resta saber quais prefeitos e vereadores da região Noroeste vão pegar carona nessa iniciativa legítima e quais vão preferir continuar assistindo ao progresso passar longe de suas rodoviárias.
(Marco Apolinário/JPN, com informações da Prefeitura de Itapura e dos vereadores mencionados na reportagem)