Com a presença de caravanas e visitantes de várias partes do país, a 58ª edição do Bon Odori da Estância Turística de Pereira Barreto, abriu na sexta-feira passada (26), o calendário de festividades do município que comemora no próximo dia 11 de agosto o seu 91º aniversário.
Na abertura do evento, o sempre grato Takeshi Akissue – presidente da ACEP, cumprimentou o público pelo prestígio concedido ao evento, destacando a presença de várias caravanas:
“Hoje tem pessoas de várias cidades do Brasil. Só de Mogi das Cruzes vieram 50, que se hospedaram na nossa cidade para também estarem presentes nesse sábado, no Bon Odori”.
Na posição de presidente de honra do 58° Bon Odori, o prefeito Joãozinho falou sobre a alegria de participar dessa festa pereira-barretense que é uma das mais tradicionais do estado de São Paulo e anunciou uma excelente notícia para a comunidade:
“Fico feliz por estar participando dessa edição do Bon Odori. A prefeitura deverá sempre estar participando desse tradicional evento que reúne nossa população e muitos visitantes. Quero agradecer ao Deputado Federal Fausto Pinato, hoje representado por seu assessor Fabrício Quaresma, que está se colocando à disposição da ACEP para a cobertura de parte desse recinto”.
O que é o Bon Odori – Bon, em japonês, significa finados e, Odori, dança. Essa cultura do povo do Sol Nascente, é apresentada nos templos budistas e xintoístas. A dança surgiu há centenas de anos no Norte do Japão como um manifesto de gratidão pela boa colheita ou produtividade no ano.
O Bon Odori encontra suas raízes no Obon, uma tradicional festividade nipônica que expressa gratidão pelas boas colheitas, celebrando as almas dos antepassados através da dança e ao som dos tambores japoneses (o taiko). O Bon Odori consiste em movimentos simples, porém delicados e leves, remetendo à colheita, à ceifa, o semear, ao agradecimento e o festejar.
Em Pereira Barreto, o que começou como uma festividade para preservar as raízes e a cultura japonesa entre os imigrantes nipônicos que fundaram o município, com o passar do tempo, foi incorporado por toda a população que, no espírito da festa, encontrou uma forma de agradecer e buscar desenvolvimento para o município.
Chama no Whats